O GHS - Sistema Globalmente Harmonizado é uma ferramenta importante para a gestão do perigo e risco químico.
Seus pictogramas fazem referencias a características importantes das substâncias facilitando a compreensão e cuidados mínimos a serem observados.
Na área de segurança no trabalho servem para uma pré identificação importante no momento de visitas a empresas para levantamos técnicos e entendimento dos processos e suas correlações com os riscos presentes nas rotulagens das substâncias químicas utilizadas.
O GHS é muito mais do que apenas pictogramas, atualmente as FISPQ's - Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos trazem uma seção com os pictogramas seguidos de suas respectivas palavras de advertências e frases de precaução, porém, não são todas as empresas que adotam o GHS em suas fichas.
Aproveitando, ressalto que nem todas as FISPQ's trazem consigo boa qualidade nas informações sobre as substâncias, muitas possuem a seguinte frase na composição das substâncias constituídas por misturas " SEGREDO INDUSTRIAL" . Outro aspecto que tenho percebido é a dificuldade de conseguirmos as FISPQ's quando estamos fazendo alguns estudos para elaboração de planos de amostragem para as empresas. Comumente têm acontecido da informação ficar restrita a clientes e não aberta quando informamos o objetivo da quantificação para fins ocupacionais.
É importante que os profissionais da área de segurança e saúde no trabalho se aprofundem neste entendimento, uma vez que a cada dia ele se difunde mais dentro das indústrias. Saiba mais em: http://abiquim.org.br/pdfs/manual_ghs.pdf
Todo processo de padronização em escala global demora e em alguns países isso se exponencia, porém aos poucos no Brasil essa linguagem esta sendo difundida e cada vez mais utilizada.
Os profissionais prevencionistas devem estar atentos a essas padronizações, principalmente quando elas trazem consigo ganhos significativos, como a do GHS.
Por: Fabio Alexandre Dias
0 comentários:
Postar um comentário