quinta-feira, 26 de maio de 2016

ARAC, o que é isso?

Tenho percebido que muitos profissionais da área técnica em segurança no trabalho não compreendem o que é a sigla ARAC e nem o que ela representa.
Esta percepção tem se fortalecido em diálogos com profissionais da área, principalmente com os Técnicos em Segurança do Trabalho, o que me faz refletir em relação a diversas questões como, por exemplo, a qualidade da formação destes profissionais e o interesse destes profissionais em relação à necessidade de possuírem o domínio dos saberes básicos de sua profissão. Enfim, mais uma série de outras questões poderiam ser abordadas.
Antecipação, Reconhecimento, Avaliação e Controle – ARAC, são ações ordenadas e sistematizadas que têm por finalidade servir como instrumento central e basal dos processos de gerenciamento de riscos e perigos nas organizações, no que tange a estruturação de programas e demais ações técnicas – administrativas, etc. Portanto, a ARAC, representa muito mais do que uma etapa processual para construção de um programa de gestão, mas ela pode ser entendida como uma estrutura cognitiva de significado, que tem a capacidade de elencar o conhecimento do profissional de segurança do trabalho com sua rotina de trabalho e cenários de exposição dos trabalhadores sob sua responsabilidade. Ou seja, os profissionais da área de SST não podem deixar jamais de se atualizarem e se desafiarem em relação a novos saberes, buscarem a compreensão de novos processos de trabalho e situações de exposição dos trabalhadores a agentes de risco e perigos, ampliando e aprofundando o seu conhecimento fora de uma zona de conforto, de domínio cotidiano por mera repetição.
Sem dúvida, este é um autoexame que primeiramente pratico, mas que gostaria de compartilhar, com a finalidade de ascender um farol amarelo de atenção em relação a nossa prática profissional que envolve vidas de trabalhadores que precisam voltar bem para suas famílias. Segurança do Trabalho se aprende, mas assim como em qualquer outra área de conhecimento existem vocacionados que fazem do seu ofício uma missão e não apenas uma profissão. Independente de sermos vocacionados ou não temos que ser profissionais e a nossa constante evolução na gestão e gerenciamento de riscos e perigos é uma questão de postura e ética! Porque vidas de pessoas que necessitam trabalhar de maneira segura estão inseridas no contexto da necessidade da melhoria contínua das nossas ações profissionais.
As empresas precisam promover ações de atualização e capacitação dos profissionais da área de SST, elas não estão isentas desta responsabilidade! É o cuidar de quem cuida! Frase muito próxima a minha vida cotidiana, porém em outros contextos, mas que se aplica perfeitamente a nós profissionais. Porém, não podemos esperar das empresas que não possuem uma visão de compromisso com os profissionais de SST está ação, devemos buscar apoio em grupos de relacionamento profissional e trocarmos conhecimento. Não agindo de modo oportunista como muitos têm feito monopolizando conhecimento e vendendo de modo fragmentado a valores exorbitantes.  Temos que fomentar o conhecimento entre nós para melhoria das ações segurança, saúde e qualidade de vida nas empresas.

Fabio Alexandre Dias 26/05/2016

2 comentários:

  1. Rsrsrsrs sempre me guiei desta forma pra me referir ao PPRA ... Rsrsrsrs na hora q li logo já me lembrei. Realmente muitos TST n decoraram desta forma .

    ResponderExcluir