sábado, 19 de agosto de 2017

Resinas Epóxi ou Sintéticas

As resinas epóxi são comuns em diversos segmentos, por exemplo, no de tintas e vernizes, materiais para construção civil, etc. 

A resina epóxi é uma espécie de plástico termofixo que em reação com um catalizador se endurece criando superfícies resistentes e com características impermeáveis. 

Existem diversas formulações que empresas do mundo todo desenvolveram para os mais variados fins, porém, as resinas epóxi mais aplicadas hoje são produtos de reação entre epicloridrina e bisfenol A. 

Algumas informações importantes:

Epicloridrina – CAS Number 106.89-8, segundo ACGIH (2016), possui um LEO – Limite de Exposição Ocupacional, média ponderada no tempo de 08 horas de 0,5 ppm (partes de vapor ou gás por milhões de partes do ar contaminado por volume em CNTP), possuindo perigo de absorção cutânea e com classificação A3 de carcinogenicidade (carcinógenos confirmados de animais com relevância desconhecida para os seres humanos/ equivalência - grupo 2B do IARC e categoria 2 da União Europeia). Saiba mais em http://www.prevor.com/en/carcinogens-different-classifications ;

Bisfenol A – CAS Number 80.05.7, seu limite de tolerância deve ser classificado como PNOS na ACGIH, ou seja, 3 mg/m³ para frações respiráveis e 10 mg/m³ para frações inaláveis até que seja estabelecido um LE – limite de exposição para a substância. Esta substância esteve em evidência nas discussões relacionadas a exposição por via oral e como componente de embalagens plásticas. Porém, estudos foram realizados envolvendo a OMS e EFSA, discutido e analisado pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária que, por precaução proibiram a importação de mamadeiras no Brasil contendo a substância. No caso das embalagens a ANVISA, através da RDC 17/2008, estabeleceu um Limite de Migração Específica (LME) de 0,6 mg de Bisfenol A por Kg de alimento ou simulante.    Saiba mais em http://portal.anvisa.gov.br/alimentos/embalagens/bisfenol-a; Outra questão importante do Bisfenol A é seu limite inferior de explosividade que é de aproximadamente 0,019 g/l.

Dentro dos processos de fabricação de certos grupos de resinas epóxis, utiliza-se diluentes como os da família química conhecida como éteres glicidil, com capacidade de evaporação maior do que os demais compostos relacionados as resinas epóxi, ou seja, potencializando a exposição do sistema respiratório do trabalhador. 

Outro fator importante é o uso de agentes de cura/endurecedores como as aminas alifáticas, cicloalifáticas e aromáticas. 

 As resinas epóxi podem ser encontradas nos estados líquidos ou em pó, alternando assim as formas de exposição ocupacional e as medidas de gerenciamento do risco.  Sendo suas vias de exposição a inalatória, dérmica e oral. A irritação ocular indica a necessidade da proteção das mucosas dos olhos.

Uma sugestão de amostragem nestes casos seria uma varredura de vapores orgânicos para detecção dos compostos e suas quantidades no ambiente de trabalho, através de tubo de carvão ativado, para resinas no estado líquido e investigação das frações respiráveis e inaláveis em caso de seu estado físico se encontrar na forma de pó (lembrando da característica de absorção e irritação cutânea das resinas). Planos de amostragem específicos podem ser elaborados após a investigação com a varredura. Saiba mais em: https://www.cdc.gov/niosh/docs/2003-154/pdfs/methodfinder.pdf .

Sendo assim, percebemos ser fundamental a proteção do trabalhador, a implementação de medidas administrativas relacionadas a orientação e capacitação dos trabalhadores e medidas de engenharia relacionadas ao controle da exposição. 

Fabio Alexandre Dias 

4 comentários:

  1. Excelente matéria meu amigo.
    Para os profissionais da área de segurança no trabalho, é de valiosa contribuição.

    Grato
    José Dias

    ResponderExcluir
  2. Este é o MELHOR dos professores; sempre nos mantendo atualizados.
    Agradeço, cada experiência compartilhada vc e TOP.

    ResponderExcluir
  3. Boa matéria Fábio. Muito útil para os profissionais da área que fazem ppra, laudos e entre outros. Muitos esquecem de sua responsabilidade técnica quando assinam estes documentos sem fundamentos como este que vc nos trás aqui.

    ResponderExcluir