sexta-feira, 31 de julho de 2015

Fadiga e o Stress


“Fadiga” é um estado familiar a todos nós na vida diária. O termo de modo geral denota uma perda de eficiência e um desinteresse para qualquer atividade. Os principais termos utilizados para fadiga são a fadiga muscular e fadiga geral.


A fadiga muscular é um fenômeno doloroso que aparece nos músculos sobrecarregados e fica ali localizada. A fadiga geral, por outro lado é uma situação difusa, acompanhada por sentimentos e indolência e desinteresse por qualquer outro tipo de atividade. 



Fadiga e o stress.

A fadiga é um agregado dos diferentes stresses do  dia. Para se manter a saúde e a eficiência, os processos de recuperação devem cancelar os processos de stress. A recuperação ocorre principalmente durante o sono noturno, mas os períodos livres durante o dia e todos os tipos de pausa durante o trabalho também fazem suas contribuições. Fadiga por esforço ou recuperação tem que se equilibrar durante o ciclo de 24 horas, de forma que nada fique para o dia seguinte. Se o descanso é inevitavelmente postergado para a noite seguinte, isso acontecerá a custas do bem–estar e da eficiência.

Os Principais Sintomas da Fadiga.

1.     Sentimento de cansaço, sonolência, lassidão e falta de disposição para o trabalho.
2.     Dificuldade de pesar.
3.     Diminuição de atenção.
4.     Lentidão e amortecimento das percepções.
5.     Diminuição da força de vontade.
6.     Redução do desempenho das atividades físicas e mentais.

 Figura: Apresentação esquemática do somatório dos efeitos das causas da fadiga do dia-a-dia e a correspondente e necessária recuperação. A soma das exigências deve corresponder à soma da recuperação, em um ciclo de 24 horas. 

           

Por Fabio Alexandre Dias


Um comentário:

  1. Pois é, fadiga do estresse! Como lidar com esse vilão?
    Podemos atenuar e porque não dizer mitigar esse algoz. E como fazer isso?
    1. Relaxe, este procedimento simples pode nos auxiliar no nosso dia a dia, em pequenas pausas ao longo do dia enquanto aguarda o elevador, o carro no estacionamento ou o ônibus no ponto e o metrô na estação.
    2.Sorrir no meu do caos, rir de si mesmo, ou das situações ás quais nos encontramos, são formas simples e eficazes, experimente.
    3. Pratique a "pazciência", parafraseando Santo Agostinho " A paciência é a companheira da sabedoria"
    4. Seu pensamento é o responsável por sua emoção, portanto a escolha é sua.
    Fica a dica... Fique bem!

    ResponderExcluir