quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Trabalho a Céu Aberto - Calor e Radiação UV.


                             

 No mundo milhares de trabalhadores desenvolvem suas atividades a céu aberto, onde o calor, a radiação UV (ultravioleta), frio e umidade, impactam diretamente no desenvolvimento do trabalho e na saúde dos trabalhadores. Sendo assim, medidas de controle são indispensáveis para minimizar a ação destes agentes físicos nos mais variados segmentos produtivos, como por exemplo no trabalho agrícola, portuário, em frentes de trabalho na Indústria de Construção Civil, etc.         No caso do calor intenso, a análise da atividade que esta sendo realizada é fundamental, através dela conseguimos qualificar gastos metabólicos que nos subsidiam em relação à necessidade da hidratação destes trabalhadores. Outro aspecto importante é a análise da região: os horários em que as atividades acontecerão, as características climáticas e variações ao longo da jornada de trabalho. 



Segundo estudos realizados nos Estados Unidos pela EPA - US Environmental Protection Agency  o clima da Terra está mudando e cada vez mais as temperaturas tem se elevado (fig.1), consequentemente a exposição ocupacional tem se acentuado através da análise e inter-relação entre o trabalho a céu aberto e o meio ambiente.
Segundo o INCA- Instituto Nacional de Câncer, no Brasil o Câncer mais frequente é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas, sendo a radiação ultravioleta natural (vinda do sol) seu maior agente etiológico.
  As radiações solares são classificadas pelo comprimento de onda ultravioleta em nanômetros (nm) da seguinte forma: UVA (320-400 nm), UVB (280-320 nm), UVC (100 - 280 nm) aproximadamente, em que a exposição a  radiação UVB é mais frequentes devido a destruição da camada de ozônio. 


No Brasil, a NR –15 — Anexo Nº 3, estabelece limites de exposição para o calor para trabalhos realizados em ambientes externos com carga solar e a NR - 21, estabelece condições mínimas para a realização de trabalhos a céu aberto
                                                                 A OMS - Organização Mundial de Saúde classifica o índice radiação ultravioleta de 1 a 11 subdivido conforme eixo das ordenadas e cores no gráfico abaixo, onde adotamos como exemplo de aplicação  a Cidade de São Paulo, o mesmo também faz relação em função do tempo e dos aspectos meteorológicos.

Apropriar-se destas informações, torna-se extremamente relevante se pensarmos nas ações preventivas e nos referenciais para o planejamento e tomada de decisão nas ações de saúde e segurança no trabalho.

Atualmente no mercado brasileiro existe uma série de fabricantes de cremes para proteção da pela contra as radiações ultravioletas que auxiliam consideravelmente na redução da exposição ocupacional de nossos trabalhadores. Um fator agravante, na maioria das vezes, é a falta de planejamento e previsão orçamentária para o fornecimento desta proteção aos trabalhadores, infelizmente esta situação ocorre em muitas empresas

Na escolha do creme de proteção, deve ser considerado o FPS - Fator de Proteção Solar, que supra a necessidade do trabalhador exposto, sendo o Técnico de Segurança do Trabalho, membro ativo dentro das equipes multidisciplinares no fomento das discussões técnicas para tomada de decisão, uma vez que grande parte dos trabalhadores não detém a informação sobre sua própria condição de exposição ocupacional na realização das mais variadas tarefas. 

  Algumas questões básicas a serem respondidas para o planejamento orçamentário e fornecimento de creme protetor para o trabalhador:

1. Quantos trabalhadores terei em cada frente de trabalho?
2. Em qual período do dia acontecerão atividades a céu aberto? E qual é o FPS recomendado?
3. Qual será o tempo previsto para desenvolvimento da tarefa (dias, meses ou anos)?
4. Qual o custo do creme de proteção e sua relação custo x benefício? ...

Outro fator importantíssimo é a realização de treinamento e capacitação do trabalhador. Embora pareça simples, a aplicação de cremes protetores sobre a pele demandam cuidados importantes para que esta ocorra de forma efetiva e não ocorra desperdício.
Lembrando sempre que toda ação educativa também deve ser registrada, pois as Empresas que cumprem as leis e agem na direção da melhoria da qualidade de vida no trabalho, devem possuir documentos comprobatórios de suas ações.  

   Por.: Fabio Alexandre Dias

.

0 comentários:

Postar um comentário